Componentes Funcionais do Computador

Sumário

Introdução

Hardware – Componentes funcionais do computador

Unidade Central de Processamento

Memória

Unidades de Entrada e Saída

Equipamentos de processamento


Introdução

O que é o computador?

Um computador é um dispositivo electrónico controlado por um programa (chamado sistema operacional) , usado para processar dados.

Ele é constituído por componentes electrónicos, especialmente circuitos integrados, miniaturizados e encaixados em pequeno pedaço de silício, usualmente chamado chip.

Esses circuitos integrados, os chips, são a essência dos computadores modernos, porque são eles que executam todas as operações. Tais operações, que os circuitos integrados executam, são controladas por um programa.

Sem um programa, um computador reduz-se a um conjunto de partes eletrônicas, que nada pode fazer.

Esse programa (o sistema operacional) é um conjunto ordenado de instruções que determina o que o computador deve fazer.

Processamento de dados

Em informática, e mais especialmente em computadores, a organização básica de um sistema será na forma de:

Entrada

->

Processamento

->

Saída

Dispositivos de entrada são os equipamentos através dos quais podemos introduzir dados no computador. Alguns permitem a intervenção directa do homem, como por exemplo, o teclado.

Processamento pode ser definido como sendo a maneira pela qual os dados de entrada serão organizados, modificados, transformados ou agrupados de alguma forma, gerando-se assim uma informação de saída.

Dispositivos de saída são os equipamentos através dos quais são geradas as informações resultantes do processamento. Por exemplo, o monitor de vídeo e a impressora.

 

Conceitos fundamentais da informática

É chamado de sistema de computação, o conjunto de hardware e software através do qual executamos um processamento.

O HARDWARE é o equipamento físico, representado no computador por suas partes mecânicas, electrónicas e magnéticas. A máquina em si, tudo o que se pode tocar. Pode ser basicamente formado por: unidade central de processamento, memória e unidades de entrada ou saída de dados.

O SOFTWARE é o conjunto de programas (instruções) que faz com que o computador realize o processamento e produza o resultado desejado.

Para facilitar o entendimento, podemos dizer que um toca discos está para o hardware, assim como a música está para o software, ou seja, o seu equipamento (hardware) só tem utilidade com o auxílio de programas (software).


 

HARDWARE Componentes funcionais do computador

1 Unidade central de processamento (UCP ou CPU)

A unidade central de processamento ou processador central tem por função executar os programas armazenados na memória principal, buscando cada instrução, interpretando-a e depois a executando. Ela compreende duas grandes subunidades, conhecidas como unidade de controle (UC) e unidade lógica e aritmética (ULA), cujas funções serão mais bem descritas a seguir:

     

  1. Unidade de Controle: Essa unidade supervisiona todas as operações do computador, sob a direcção de um programa armazenado. Primeiro ela determina que instrução será executada pelo computador, e depois procura essa instrução na memória interna e a interpreta. A instrução é então executada por outras unidades do computador, sob a sua direcção.

     

     

  2. Unidade Lógica e Aritmética: Essa é unidade que executa as operações aritméticas e lógicas dirigidas pela Unidade de Controle.